Prefeitura capacita técnicos dos CRAS e CREAS para atuar no Busca Ativa Escolar

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Educação (Seme) e da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesta segunda-feira, 9, no auditório do Centro Cultural Thaumaturgo Filho, o treinamento dos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), com vista a capacitá-los a atuar na plataforma Busca Ativa Escolar, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas (Unicef) destinada a identificar as crianças e adolescentes que estão fora da escola.

No âmbito da capital o foco são as crianças que deveriam estar cursando do primeiro ao quinto ano. Os técnicos dos CRAS e das creches vão ajudar no Busca Ativa Escolar, identificando junto à comunidade quem está fora da sala de aula, preenchendo um formulário que será enviado à Seme, cujo pessoal irá até às famílias das crianças para saber quais os motivos e de que maneira o município pode ajudar a inseri-las na escola.

A prefeita de Rio Branco, em exercício, Marfisa Galvão, falou da importância do programa. “É um programa importante, que garante o direito da criança estar inserida na escola. Os CRAS e os CREAS entram como grandes parceiros. São oito CRAS, presentes nas maiores regionais do município. Rio Branco está de parabéns, por ser o primeiro município acreano a aderir ao Busca Ativa Escolar”, concluiu.