Rio Branco avança na vacinação contra covid-19 e começa a imunizar jovens de 17 anos nesta quinta

Na manhã desta quarta-feira, 4, o secretário Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), Frank Lima, participou de uma reunião, on-line, com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta pelos secretários de saúde dos 22 municípios do Estado, incluindo a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano, além da participação da coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI), Renata Aquiles e da coordenadora Municipal de Epidemiologia, Socorro Martins.

O objetivo foi propor o avanço da vacinação de primeira dose reduzindo assim, a faixa de idade e avançando no processo de imunização. Hoje o município segue vacinando jovens de 18 anos e o público de segunda dose.

Para que não haja dúvidas em relação ao avanço da aplicação do imunizante, no que se refere a redução da idade, a Comissão se fez presente para esclarecer dúvidas.

“Ficamos entendidos, tendo sucesso ao avanço no processo de imunização aos jovens de 12 a 17 anos. E nesta quinta-feira, 5, nós já vamos fazer o chamamento pra quem tem 17 anos ou mais. Isso é uma vitória para esses adolescentes, para que a gente possa assim preparar um ambiente de volta às aulas”, ressaltou o secretário.

Socorro Martins, enfatiza que ainda é necessário manter todos os cuidados de higiene propostos pelo Ministério da Saúde. “Não deixemos de adotar todas as formas de evitar a contaminação pelo vírus, lavando as mãos e usando máscara. A vacinação é a melhor saída”, disse.