Prefeitura de Rio Branco conversa com produtores da Transacreana sobre a melhoria nos ramais

O secretário municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Eracides Caetano, se reuniu no sábado, 31, com produtores do km 80, da Estrada Transacreana, para discutir temas como a recuperação de ramais, produção e escoamento dos produtos oriundos da região. Os trabalhadores rurais se ressentem, principalmente, das péssimas condições dos ramais existentes, além da falta de assistência técnica.

Durante o encontro o secretário afirmou que a atual gestão municipal está atenta aos problemas apresentados e já trabalha para solucioná-los. A recuperação e abertura de novos ramais, que ofereçam condições de tráfego durante os doze meses do ano, é uma promessa do prefeito Tião Bocalom que já trabalha para oferecer ao produtor todas as condições de produzir, escoar e vender seus produtos, gerando renda e dignidade.

“É no campo que nasce a riqueza, que vem para a cidade e cria dignidade para os nossos produtores”, costuma dizer Bocalom, reconhecidamente um entusiasta da produção rural como meio de alavancar a economia de Rio Branco e de todo o Estado.

Claudenor dos Santos, presidente da Associação dos Produtores Rurais Itamarati I, localizada no km 80 da Transacreana, disse que na região existem vários ramais, como Bom Futuro, do Abrahão, Ramal do Rubens, do Otacílio, dentre outros, que precisam de melhoria, como a recuperação de pontes, por exemplo.

“Estou apostando tudo nessa gestão que já mostrou que está disposta a mudar a nossa realidade”, afirmou Claudenor.

Visita a Acrelândia

Na conversa que teve com os produtores, Eracides ouviu deles o interesse de produzir café na região da Transacreana. Ele explicou os prós e os contras em produzir o fruto e os convidou a visitar o município de Acrelândia, o maior produtor de café no estado.

“Foi uma boa conversa, quando pudermos vamos mostrar aos nossos produtores do que a nossa gestão está realizando em termos de produção”, concluiu o secretário.