Prefeitura de Rio Branco leva itinerante rural ao Assentamento Moreno Maia

O Programa Saúde na Comunidade, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou o itinerante rural ao Projeto de Assentamento Moreno Maia, nesse sábado 31.

Os atendimentos foram realizados na Escola Nova Esperança, situada na Rodovia AC 90, km 7, Ramal do Caipora km 32.

A ação contou com a participação de 30 profissionais da Semsa, além de oito da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). Durante o dia, 2.283 procedimentos foram feitos.

A equipe da Saúde foi coordenada por Rejane Oliveira, do Programa Saúde na Comunidade e supervisionado pela diretora de Assistência à Saúde, Sheila Andrade. A equipe da SASDH foi coordenada pela diretora de Direitos Humanos, Rila Freze.

O secretário Frank Lima acompanhou toda a atividade de perto e se reuniu com lideranças locais para discutir as ações de saúde e a possibilidade da implantação de uma UBS Rural no local. O secretário ouviu a reivindicação e prometeu levar ao conhecimento do prefeito Tião Bocalom. Bocalom.

“Essa é uma ação emocionante para todos nós. Vieram pessoas que há anos não passavam por uma consulta médica, consulta de enfermagem, exames etc. E aqui tiveram acesso a tudo isso de forma acolhedora e humanizada”, disse Frank.

“Nosso prefeito Tião Bocalom, tem um carinho muito grande, uma ligação muito forte com a zona rural e tem dado todo apoio para que a equipe da Semsa e demais secretarias realizem as ações itinerantes na zona rural”, finalizou o secretário.

Programa Saúde na Comunidade no Moreno Maia, nesse sábado, em números:

– 271 pessoas acolhidas;
– 133 consultas médicas;
– 138 consultas de enfermagem;
– 2 consultas de pré-natal;
– 24 coletas de PCCU;
– 20 orientações de planejamento familiar;
– 8 medicações injetáveis administradas;      – 153 doses de vacinas administradas (66 da primeira dose contra covid-19; 17 da segunda dose e 70 vacinas de rotina);
– 107 testes de glicemia capilar;
– 106 aferições de pressão arterial;
– 124 testes rápidos realizados (HB, HC, Sífilis e HIV);
– 180 preservativos entregues;
– 160 gel lubrificantes entregues;
– 264 receituários de uso comum dispensados;
– 2 receituários de uso controlado dispensados;
– 500 frascos de hipoclorito entregues;
– 52 consultas oftalmológicas;
– 34 atendimentos do Bolsa Família feitos pela SASDH, sendo 29 atualizações e 5 inclusões;
– 5 orientações sobre violação de direitos, feitas pela SASDH.