FGB promove aula gratuita de capoeira no Centro Cultural Lydia Hammes

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e Centro Cultural Lydia Hammes, realizou na noite dessa sexta-feira, 30, uma roda de capoeira com o Grupo Axé Capoeira do Acre.

O coordenador do Centro Cultural Lydia Hammes, Álvaro Gomes, destaca como essa ação é de fundamental importância para a comunidade do bairro Aeroporto Velho e bairros adjacentes.

“Estamos incentivando a prática dessa atividade, com isso fazemos que os jovens não caiam no mundo do crime ou das drogas. Já conheci pessoas que foram resgatadas desse ciclo vicioso através desse projeto. E este é o intuito dessa nova gestão, trazer a comunidade para perto, sem poupar esforços”, ressaltou Álvaro.

Ithamar Souza, conhecido nas rodas de capoeira como contramestre Malvado,  desenvolve agora o projeto Grupo Axé Capoeira do Acre, também, no Centro Cultural Lydia Hammes.

‘Malvado’ falou sobre a integração que a capoeira traz. “A capoeira integra os alunos dos núcleos participantes de diversos bairros que se reúnem em uma única roda e acabam tendo essa troca de experiências, como ocorreu aqui com os núcleos do Lydia Hammes e Boa União”, explicou o contramestre.

Segundo o diretor-presidente da FGB, Pedro Aragão, com a roda de capoeira é possível ver a comunidade presente no Centro, ocupando esse espaço.

“A prefeitura, por meio da e FGB, tem esse dever de fomentar a cultura, o esporte e o lazer. E a capoeira junta todas essas modalidades: dança, arte marcial e música. É um conjunto de características que muda a vida das pessoas, das crianças aos adultos”, destacou Pedro.

Como participar

As rodas de capoeira ocorrem toda sexta-feira e ao longo da semana são oferecidas aulas de capoeira no Centro Cultural Lydia Hammes de segunda a sexta das 19h às 21h. As atividades são voltadas para a comunidade do entorno, e oferecidas gratuitamente.

Os interessados devem procurar a coordenação do centro para verificar a disponibilidade de vagas, dias, horários e efetuarem inscrição. O Centro está localizado na Rua Rio Grande do Sul, 3251 – Prédio do Antigo Aeroporto, no Bairro Aeroporto Velho.

Sobre a capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira onde os elementos são: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Uma característica que diferencia a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira.