Eletrocardiograma é instalado em unidade de saúde de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instalou um aparelho de Eletrocardiograma, na Urap Eduardo Assmar, no Bairro Quinze.

O secretário municipal de Saúde, Frank Lima, comemorou a aquisição do equipamento.

“O eletrocardiograma, também chamado de ECG ou eletrocardiografia, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele possibilitando detectar o ritmo e a quantidade de batimentos por minuto. É muito bom saber que a população poderá dispor desse exame gratuitamente na Urap”, disse Lima.

A partir do exame é possível diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos como por exemplo:

– Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), seja por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo;
– Aumento de cavidades cardíacas;
– Patologias coronarianas;
– Infarto do miocárdio;
– Distúrbios na condução elétrica do órgão;
– Problemas nas válvulas do coração;
– Pericardite – Inflamação da membrana que envolve o coração;
– Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
– Doenças que isolam o coração – derrame pericárdico ou pneumotórax;
– Infarto em situações emergenciais.

O eletrocardiograma também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes e monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no órgão.

“Esse exame também é comumente solicitado na avaliação pré-operatória. Por enquanto, esse exame é de livre demanda pelo sistema GEMUS, da Semsa e vai atender ao público de cinco anos ou mais”, explicou a gerente da unidade de saúde, Clícia Moreno,