Prefeitura de Rio Branco celebra o Dia da Mulher Negra

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), celebrou na manhã desta segunda-feira, 26, o Dia da Mulher Negra Latino-americana, comemorado em 25 de julho.

O prefeito em exercício de Rio Branco, vereador N. Lima, prestigiou o evento promovido pela Casa Rosa Mulher em alusão a data.

Durante todo o dia, serão oferecidos serviços de saúde como: exame papanicolau, testes rápidos de hepatites e HIV, aferição de pressão arterial, nível de glicose, lazer e entretenimento, palestras, dentre outros.

A secretária de Assistência Social em exercício, Neiva Tessinari, falou da importância da data.

“Esse é um dia muito feliz. É com muita alegria que comemoramos essa data. Aqui, as mulheres têm cursos, elas têm apoio psicológico, capacitação profissional. É nessa linha que o prefeito Tião Bocalom vem trabalhando, buscando dar dignidade para as mulheres”, salientou.

Eliane Cardoso Duarte, assistente social, falou sobre o evento. “É importante pontuar datas como essa, para que as mulheres negras se sintam representadas. A mulher negra é maioria, sempre, em questões negativas, como violência doméstica, abandono pela família, etc. E esse tipo de evento é importante para que as mulheres negras se sintam importantes”, enfatizou.

N. Lima elogiou a iniciativa. “Acho que é o momento da população de Rio Branco, do Acre, do mundo se abraçar para defender não só os direitos da mulher negra, mas do ser humano. Isso é que temos que vivenciar. A casa Rosa Mulher é a casa de todas as mulheres”, ressaltou N. Lima.