Prefeito reúne equipe e pede agilidade na “Operação Estiagem” para otimizar e fortalecer serviços de abastecimento de água

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 23, com representantes do Saerb, Safra e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), para pedir agilidade na “Operação Estiagem”, deflagrada esta semana. Os secretários Valtim José (Casa Civil) e Cid Ferreira (Sefin) também participaram do encontro.

O coordenador da Defesa Civil e responsável pela operação, major Cláudio Falcão, falou da importância da reunião e explicou como será executado o atendimento.

“Essa reunião foi muito importante, pois serviu para definir responsabilidades. Nós, da Defesa Civil e da Safra, vamos cuidar do abastecimento nas comunidades rurais já mapeadas, enquanto o Depasa fará o atendimento com carro-pipa na área urbana onde não existe rede de abastecimento”, explicou Falcão.

O prefeito Tião Bocalom disse que todas as pessoas precisam ter em suas casas água de qualidade. Ele sugeriu um reordenamento das ações de cada órgão envolvido na operação, para otimizar e fortalecer os serviços. O gestor quer o fim dos atendimentos paliativos e, até 2022, uma solução definitiva para o abastecimento de água, tanto na zona urbana quanto nas vilas da área rural. Ele informou que a prefeitura já cadastrou doze áreas rurais que precisam de atendimento.

“A gente precisa pensar que não dá para continuar atendendo apenas desse jeito. A gente precisa construir unidades de tratamento e distribuição de água nessas vilas. Já determinamos ao Saerb que inicie a elaboração dos projetos com essa finalidade. Tenho certeza de que a gente vai vencer o problema da água em Rio Branco”, concluiu o prefeito.