Prefeitura de Rio Branco acompanha escoamento de produtos dos polos Geraldo Fleming e Hélio Pimenta

Produtos frescos direto do produtor para a mesa do consumidor (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), acompanha ação que foca no fortalecimento da cadeia produtiva de feiras do município.

Felício Freitas, diretor de transporte da Safra, destaca a importância da Secretaria em participar de todos os procedimentos da cadeia produtiva, desde a assistência técnica até o transporte de produtos.

“É importante a gente mostrar essa parte logística da Safra que vai além da assistência técnica e do escoamento de produção. A Secretaria faz, também, toda logística do produtor, partindo das suas casas às feiras e aos mercados da capital. Na feira é onde está o final da cadeia produtiva: o produtor vendendo o seu produto para o consumidor”, diz Freitas.

Movimentando diversos segmentos da economia no município, as 27 feiras ativas são o reflexo do apoio da Prefeitura de Rio Branco à cadeia produtiva, em especial aos assentados da agricultura familiar, tendo as feiras como ponto de comercialização.

A chefe de Divisão de Mercados e Feiras, Alice Balado, fala sobre o apoio entre prefeitura e feirantes para o fortalecimento da economia local. “Nosso objetivo com esse trabalho é potencializar a forma como eles vendem, potencializar as feiras, fazer todas as melhorias necessárias para que eles possam ampliar o modelo de economia deles. É um trabalho árduo e um projeto importante para a gente entender cada passo dessa cadeia produtiva.

Ainda segundo Alice, é uma forma também de estar junto ao produtor em todas as fases que ele atua. “E isso faz com que eles percebam que são  assistidos. A gente vê que eles estão bastante empenhados nisso e se sentindo acolhidos pela nossa equipe, pelo prefeito, pela nossa Secretaria”, conclui, Balado.