Prefeitura de Rio Branco vai construir ponte ligando o Polo Benfica ao Projeto Moreno Maia

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na tarde desta quinta-feira, 15, a visita do senador Sérgio Petecão (PSD), coordenador da bancada parlamentar federal do Acre, em Brasília-DF.

Durante o encontro o parlamentar anunciou a alocação, ao Orçamento Geral da União, de uma emenda extra de sua autoria no valor de R$ 10 milhões, destinada à construção de uma ponte sobre o rio Acre, ligando o Pólo Benfica, ao Projeto de Assentamento Moreno Maia, onde vivem cerca de quatrocentas famílias de produtores rurais.

Atualmente, a travessia das mais de quinhentas famílias de produtores da região, somando-se o Benfica, Moreno Maia e parte da Reserva Chico Mendes, é feita por meio de uma balsa e por “catraias”, o que dificulta muito o escoamento da produção local de arroz, feijão, milho, mandioca, dentre outros produtos.

“Estive muitas vezes nessa região e tenho ouvido dos produtores que o grande sonho deles é a construção de uma ponte no local. Então, conversei com o prefeito Tião Bocalom, que também visitou a região e ficou sensibilizado com a situação”, explica Petecão, revelando que daí aumentou sua determinação em realizar, com Bocalom, o sonho dos produtores.

Para Tião Bocalom, a construção de uma ponte no local é de fundamental importância para alavancar a produção na região. “O Projeto Moreno Maia é um dos mais antigos do nosso estado. Os produtores passaram a vida inteira sofrendo, sem serem lembrados e tendo dificuldade para escoar sua produção. Agora vamos mudar essa situação”, afirmou.

O prefeito disse, também, que a região do Benfica/Moreno Maia possui as melhores terras agriculturáveis do estado, onde são cultivados muitos produtos que abastecem o mercado de Rio Branco e arredores. “Temos mão-de-obra boa, terras boas. Precisamos apoiar os nossos produtores, para que possam produzir, gerar emprego e renda”, concluiu Bocalom.