Prefeitura de Rio Branco adere ao Selo Unicef 2021/2024

O prefeito Tião Bocalom participou de uma videoconferência, on-line, em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 15, com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O objetivo foi assinar a adesão de Rio Branco ao Selo Unicef 2021/2024.

O Selo é uma iniciativa do Unicef, junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios do Semiárido e da Amazônia a garantir os direitos de crianças e adolescentes. Essa iniciativa já alcança mais de 2.300 municípios de 18 estados brasileiros. A capital acreana foi uma das cidades brasileiras a ganhar o selo Unicef 2017/2020.

Estavam presentes na reunião entre outras autoridades a vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Marfisa Galvão, a diretora de Assistência em Saúde da Semsa, Sheila Vieira, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Iana Sarquis e a coordenadora do Busca Ativa Rio Branco, Neyvanara Ferreira.

Iana Sarquis, presidente do CMDCA, explicou a função do Conselho ao aderir ao Selo Unicef. “O conselho ela valida todas as ações contidas no selo Unicef e fiscaliza também para que essas ações, sejam cumpridas em tempo hábil, normalmente as ações elas são validadas anualmente e ao fim do período faz-se uma análise completa dos dados e dos indicadores estipulados pelo selo”, informou Iana Sarquis.

Para o prefeito Tião Bocalom essa adesão terá um outro valor. “Nós estamos na prática fazendo acontecer aquilo que é previsto no atendimento das nossas crianças e nós estamos implantando creches de zero a dois anos. Enfim, muitas ações na saúde, educação, na própria ação social, em que vai beneficiar nossas crianças, e aí eu tenho certeza que isso vai influenciar muito no Selo Unicef e você ter o Selo significa que você fez o dever de casa com relação as crianças”, enfatizou o prefeito.