Município de Rio Branco firma parceria com o Sebrae/AC para alavancar o turismo

O acordo tem por finalidade posicionar Rio Branco nos cenários turísticos (Foto: Dircom)

Com o propósito de encontrar soluções importantes para a retomada das atividades do turismo no pós-pandemia, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta terça-feira, 13, um convênio e um termo aditivo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O acordo tem por finalidade posicionar a capital do Acre como destino autêntico e de qualidade nos cenários turísticos estadual, nacional e internacional, favorecendo negócios para o desenvolvimento sustentável de toda cadeia do turismo.

Participaram do ato os secretários Municipais Eracides Caetano (Agricultura), Cid Ferreira (Finanças) e Helder Paiva (Assuntos Políticos).

O diretor-superintendente do Sebrae/AC, Marcos Antônio Carneiro Lameira, reconheceu que Tião Bocalom tem se mostrado bastante sensível ao tema. “A proposta é auxiliar a prefeitura a criar as rotas de turismo, facilitar o desenvolvimento do turismo em nosso estado e, nesse quesito, o município de Rio Branco”, enfatizou.

Rota de integração

Segundo Eracides Caetano, Rio Branco constitui rota de integração do Brasil para os países andinos e é considerado, pelo Ministério do Turismo, destino indutor do excursionismo para os demais municípios do Acre.  “Hoje, o turismo aqui em Rio Branco é considerado quase zero. A gente está fazendo um trabalho com o Sebrae e isso é muito importante”, salientou o secretário.

O prefeito Tião Bocalom explicou que o Plano Municipal de Turismo prevê ações tanto estruturantes, quanto de resultados imediatos. De acordo com ele, a ideia é investir em tecnologia para promover o turismo na capital.

“Essa parceria com o Sebrae vem nos ajudar no sentido da expertise que a instituição já possui e que nos ajudará muito. Potencial, Rio Branco tem muito. O que a gente precisa agora é estruturar isso”, concluiu Bocalom.