Oficina Interativa de Tecnologia e Educação é promovida aos profissionais de educação

Durante essa semana a secretaria Municipal de Educação (Seme), ofereceu aos profissionais da área a I Oficina Interativa de Tecnologia e Educação, coordenada pela Divisão de Tecnologia da Educação.

A capacitação teve como objetivo formar e capacitar profissionais para aprenderem a utilizar as novas ferramentas tecnológicas voltadas para a prática pedagógica.

Os formadores Jeferson Souza e Denise Viana identificaram, por meio de formulários de pesquisas, que os desafios são grandes.

“Principalmente pela falta de capacitação para realização do ensino remoto, sendo que a covid-19 com a sua chegada, mostrou a importância das ferramentas tecnológicas dentro da educação, que auxiliam no ensino lúdico e facilita a aprendizagem”, disse Jeferson.

A Seme elabora suas formações continuadas sempre buscando metodologias em que estejam acessíveis a toda comunidade escolar, identificando as necessidades e interesses educacionais.

“Nesta oficina os participantes aprenderam a realizar trabalhos que antes pensavam ser difíceis ou que necessitavam de aparelhos sofisticados e de alto custo, mas mostramos que com criatividade é possível elaborar várias atividades”, explicou a secretária da Seme, professora Nabiha Bestene.

As oficinas auxiliaram os profissionais da educação com ferramentas para produção de vídeo aulas, e os formadores aproveitaram para divulgar a nova plataforma de videoconferências Jitsi Meet, disponibilizada no site da prefeitura de Rio Branco, na aba Sistemas Administrativos, Sala de Reuniões on-line.

Ao final da oficina a participante Regiane Barbosa relatou como foi sua experiência.

“A Oficina Interativa de Tecnologia e Educação muito somou em minha prática pedagógica nesse novo modelo de aulas on-line. Pude aprimorar muitas das habilidades com o KineMaster. Desejo participar de mais oficinas como essas. Agradeço imensamente a toda equipe da Seme”, falou.