Seme comunica que há vagas disponíveis na rede municipal de ensino

A crise causada pela Covid-19 mudou a vida de todos e alterou também a metodologia de como é oferecida a educação para as crianças e adolescentes de todo o Brasil. As instituições de ensino mudaram rapidamente sua forma de atuação para oferecer atividades educacionais não presenciais.

A pandemia não revoga o direito à educação, é um direito que precisa ser garantido mesmo em momentos de crises e emergências. A manutenção do vínculo com a escola, mais do que nunca, embora esteja funcionando de forma remota, é necessário para garantir a aprendizagem de todas as crianças.

O grande desafio da Secretaria Municipal de Educação é manter esse vínculo da criança com a escola, esclarecendo e sensibilizando as famílias dessas crianças que precisam contribuir de forma significativa com a manutenção desse direito inalienável. Nesse momento difícil que estamos vivendo, a escola sozinha não consegue realizar o seu papel; precisa da compreensão e do apoio dos pais.

Com o início do ano letivo de 2021, em 31 de maio, o desafio persiste pela ausência dos pais e responsáveis na renovação das matriculas de seus filhos, assim como, dos adultos, na Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A Secretaria vem envidando todos os esforços para esse chamamento das famílias. Unindo-se às escolas, articulando-se com diversos órgãos governamentais e não-governamentais, intensificando as ações de busca ativa das crianças, adolescentes e adultos.

Há disponibilidade de um número significativo de vagas na rede municipal de ensino, em todas as etapas e modalidades de ensino. As matriculas ainda não se encerraram, ainda é tempo dos pais voltarem à escola e matricular seus filhos.

Atualmente temos aproximadamente 21.872 crianças matriculadas em escolas e creches da rede municipal de educação. O que corresponde a 90% da matrícula de 2020. O número de matrícula tende a crescer, visto que ainda temos vagas em algumas unidades. Sendo assim ainda estão sendo feitas novas matrículas a cada dia, de acordo com a procura.

Informamos ainda que as aulas do ano letivo 2021 estão ocorrendo de forma remota, por meio das tecnologias digitais das escolas, grupos de whatsApp, e ainda com a entrega de atividades impressas nas escolas.

Convidamos aos pais, que estão com os seus filhos fora da escola até o momento, procurar as escolas municipais para efetuar a matrícula, caso não tenha vaga se dirigir à Seme para passarmos encaminhá-lo a outra dentro da mesma regional.

 

Nabiha Bestene Koury
Secretária Municipal de Educação