Prefeito de Rio Branco e representantes da Marinha do Brasil tratam de parcerias para capacitar pilotos de barcos

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu a visita do capitão de fragata da Marinha do Brasil, Marcelo de Souza Barbosa, que atua como capitão dos portos em Porto Velho (RO), com jurisdição em todo Estado de Rondônia, Sul do Amazonas, além das regionais do Purus, Alto e Baixo Acre.

Marcelo estava acompanhado do tenente Ricardo Lira, representante regional da instituição militar. O capitão considerou positiva a reunião, destacou os motivos da visita e falou dos benefícios que a parceria entre Marinha e Prefeitura poderá produzir, na prática, para as populações tradicionais, gestão e o meio ambiente.

“Essa visita visa estabelecer parcerias de maneira que possamos trazer os nossos serviços da melhor forma para a sociedade local e ajudar também a disseminar a mentalidade marítima da coletividade”, disse o capitão.

Na oportunidade, o prefeito Tião Bocalom defendeu uma capacitação gratuita para os colonos que utilizam pequenos barcos para escoar produção, bem como a inclusão dos mais de 900 pescadores inscritos na Colpac (Colônia de Pescadores e Aquicultores da Capital). O gestor enalteceu a iniciativa da Marinha do Brasil e reforçou a importância de habilitar os pilotos de embarcações, que navegam pelos rios da região.

“Essa visita foi bastante importante porque definimos que, a partir do ano que vem, nós vamos iniciar alguns cursos de capacitação, não só para os ribeirinhos que precisam transportar sua produção, mas também os pescadores, além daqueles funcionários públicos que precisam pilotar seus barcos”, destacou o prefeito.

Ricardo Lira falou das tratativas com a prefeitura para que em 2022 a Marinha possa ministrar um curso para habilitar condutores de embarcação, usuários dos rios.

“Não basta só o conhecimento prático do dia a dia, é interessante agregar outros conhecimentos como: primeiros socorros e manutenção preventiva dos seus motores”, explicou.