Equipes do Município fazem ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Nessa sexta-feira, 18, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizou um pit stop para distribuição de folhetos informativos chamando a atenção ao Junho Violeta, mês de conscientização para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

Participaram da ação as secretarias Municipais de Educação (Seme), de Saúde (Semsa) e RBTrans.

Para a responsável pelo departamento de Promoção de Direitos Humanos da SASDH, Rebeca de Paula: “é importante que a sociedade chame para si a causa e denuncie no caso de qualquer violação de direitos da pessoa idosa”.

O coordenador de Planejamento da RBTrans, Nei Bonfim, disse que estão trabalhando juntos pela causa.

“Estamos trabalhando juntos para preservar os direitos do idoso e para conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o idoso não só em casa, mas que o respeite em estacionamentos com vagas reservadas para eles. Estamos fiscalizando para que esses direitos não sejam violados”, falou.

Para Francisco Souza, de 80 anos, o desrespeito está no cotidiano.

“O desrespeito contra nós está todos os dias dentro do ônibus, no meio da rua, as vezes onde nós trabalhamos. É como se os mais jovens não imaginassem que um dia vão envelhecer. Nós só pedimos respeito”, desabafou.