Prefeitura de Rio Branco participa de ato alusivo de combate ao trabalho infantil

Com o tema: “Trabalhar não é coisa de criança”, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através dos Ministérios Público do Acre (MPE) e do Trabalho(MPT) e o Conselho Tutelar, realizou na manhã deste sábado, 12, uma programação alusiva ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado pelo calendário mundial no dia 12 de junho.

A iniciativa ocorreu no intuito de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre os riscos a que as crianças estão expostas.

De acordo com promotora de Justiça Vanessa de Macedo Muniz, é muito importante sensibilizar a população sobre as consequências que podem trazer a crianças e adolescentes a exposição delas ao trabalho infantil.

“Todos devemos cuidar de nossas crianças e adolescentes e que essa exposição precoce ao trabalho infantil, traz problemas sérios para o desenvolvimento como adulto”, disse.

A promotora informou ainda que o trabalho infantil reproduz ideias como “é melhor trabalhar do que estar na rua”. “Precisamos desfazer essa cultura que valoriza o trabalho precoce e mostrar as sérias consequências da violação, como evasão escolar, acidentes de trabalho e diversos perigos. Não é o trabalho que vai impossibilitar uma criança virar um bandido, é a educação que lhe dará possibilidades de ser um profissional quando adulto”, explicou a promotora.

A pandemia provocada pelo coronavírus já provoca grande impacto econômico em todo o mundo. Além das consequências sociais já presentes, os problemas provocados no mercado de trabalho afetaram diretamente os meios de subsistência das famílias. Neste cenário, em muitos casos, as crianças são as primeiras a sofrer, pois a crise pode levar ainda mais crianças e adolescentes ao trabalho infantil.

A secretária da Assistência Social e Direitos Humanos( SASDH), Marfisa Galvão, destacou a importância do ato e as ações efetivas que a prefeitura de Rio Branco pretende desenvolver.

“A prefeitura de Rio Branco está comprometida em desempenhar seu papel como poder público em buscar garantias que atendam os direitos da criança e do adolescente, bem como o combate ao trabalho infantil. Buscar alternativas visando resolver esta problemática, reforçando as estratégias de proteção social para que as crianças e adolescentes e suas famílias tenham seus direitos sociais garantidos”, salientou a secretária.

A caminhada de conscientização ocorreu no centro da capital com entrega de panfletos informativos no calçadão, mercado Municipal e o encerramento no Aquiry Shopping com cerimônia “in memoriam” a presidente do Comitê de Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil, Maria Andrade.