Prefeito de Rio Branco participa de encerramento de treinamento em licitação realizado na sede da Amac

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou na tarde desta quinta-feira, 10, no auditório da entidade, do encerramento do curso de capacitação na área de licitação pública destinados aos chefes de comissão e leiloeiros dos 22 municípios do estado.

De acordo com o coordenador executivo da Amac, Marcos Lucena, o treinamento era uma demanda antiga dos municípios. “Em 2021 houve uma mudança de gestores, quando tivemos uma mudança de 13 prefeitos municipais, onde as equipes foram reformuladas e elas estavam com dificuldade com a legislação”, explicou.

E acrescentou: “Agora, com a nova legislação federal, que é o pregão eletrônico, aprovada em abril deste ano, automaticamente a Lei 8.666, de 1993, será substituída. Em dois anos a nova norma será obrigatória. Daí a decisão da AMAC pela capacitação”, enfatizou Lucena.

O treinamento ocorreu em formato híbrido: 30 pessoas em formato presencial realizado na sede da Amac e 38 pessoas em formato on-line, em seus respectivos municípios.

Para o prefeito Tião Bocalom, a gestão municipal precisa ser atualizada diariamente. “É muito importante que a gente se atualize todos os dias. Essa capacitação na área de licitação é fundamental, é a área onde os nossos municípios mais têm problemas em todo o Estado”, destacou.

“Se nós aqui na Capital temos problemas, imagine os municípios do interior, onde faltam técnicos para operacionalizar isso. Se a gente não trabalhar direitinho os serviços de licitação, sobra para os nossos prefeitos. O prefeito não dispõe de tempo para cuidar de tudo”, enfatizou Bocalom.

E finalizou: “Muitas vezes ocorrem erros que não são erros que as pessoas quiseram cometer de propósito. Esse treinamento precisa ser entendido como um momento em que a gente está preparando os auxiliares dos prefeitos para que não se tenha problemas no futuro, que não se suje os CPFs dos nossos prefeitos”.