Município reúne equipe para acompanhamento do Plano de Educação

Nessa terça-feira, 8, no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac), durante toda a manhã, a secretária Municipal de Educação, professora, Nabiha Bestene, e a diretora de Ensino da Seme, Zélia Mendonça, se reuniram com equipe técnica de gestão para o alinhamento da comissão e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME).

Durante a reunião foi falado aos gestores educacionais sobre o reordenamento na oferta de ensino fundamental entre as redes municipal e estadual, a adequação dos projetos políticos pedagógicos para o ano de 2021 de acordo com a necessidade das escolas, e respeitando as peculiaridades do transporte escolar e situações climáticas.

Foram destacadas as metas a serem alcançadas no atendimento às crianças de pré-escola que são as de 4 e 5 anos de idade. A ampliação da oferta de vagas em creches para atender 50%( cinquenta por cento) da população até três anos ao final de 2025. Além do atendimento escolar público e gratuito para toda a população de 15 a 17 anos e elevar até o final do período de vigência do plano. Alfabetização de todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Os principais desafios para essas metas é a inclusão de aproximadamente duas mil crianças. Para isso é necessária a reorganização das escolas de educação infantil do município como das que ofertam o ensino fundamental.

Outros desafios destacados foram o favorecimento de um aprendizado adequado a unidades de ensino bem como assegurar que os alunos do ensino médio permaneçam no mesmo nível de ensino. Além da inclusão dos jovens de 15 a 17 anos questão fora do vínculo escolar.

O encontro foi conduzido pela diretora de ensino da Seme, Zélia Mendonça, que frisou que a meta é promover a melhoria na educação seguindo os princípios educacionais estabelecidos em modo geral.

“O principal objetivo deste encontro é fazer com que cada um se empodere da função de gestor, assumindo uma postura de liderança. estabelecendo as prioridades da nossa equipe com sintonia e equilíbrio para otimizar recursos e promover melhorias. Na educação, nenhum setor trabalha isolado. Nós dependemos uns dos outros. Vamos fazer um trabalho de muita colaboração entre nós” destacou a diretora.

A secretária de Educação, Nabiha Bestene, frisou que o intuito da reunião foi socializar o alinhamento e planejamento dos trabalhos da Seme, bem como orientar sobre os marcos legais, institucionais e pedagógicos relativos à reestruturação do ensino devido as mudanças por conta da pandemia da covid-19. A pauta teve tanto propósito informativo quanto formativo.

“Esse é um momento onde discutimos a importância do caráter propositivo do encontro, como um espaço para sugestões, diálogo, e alinhamento de ações. Nosso objetivo é dar agilidade aos trabalhos, com todos os ajustes necessários e sempre com a intenção de melhorar. Estamos empenhados em oferecer à rede municipal o nosso melhor como equipe,” finalizou Nabiha Bestene.