Prefeito prestigia ação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Rio Branco

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), arborizou 1,200 metros da Estrada Irineu Serra. A ação tem como tema, este ano, A Restauração de Ecossistemas.

O evento foi realizado dentro da Reserva de Proteção Ambiental e teve a participação da cantora Neiva Nara, que interpretou uma canção voltada para o tema meio ambiente e que chama a atenção para a necessidade de preservação da natureza.

Roberta Graf, uma das fundadoras da Reserva há dezesseis anos, falou dos avanços do local e do envolvimento dos jovens na questão do meio ambiente.

“Para nós é uma satisfação comemorar. Porém, sabemos que ainda falta muito a avançar”, enfatizou, após entregar ao prefeito Tião Bocalom, que prestigiou o evento, um documento com algumas reinvindicações da ONG Floresta Viva, relacionadas à questão ambiental.

Justino Queiroz, representante da Semeia no evento, explicou que a arborização ao longo da estrada consiste no plantio de mudas de várias espécies vegetais amazônicas e se trata de medida estratégica e importante para o reparo do ecossistema. Ele defendeu a conscientização da população para as questões ambientais.

“A restauração dos ecossistemas passa por uma conscientização da população. Nós podemos ter as melhores políticas públicas ambientais, mas se não tivermos uma população consciente da sua participação na preservação do meio ambiente tudo será mais difícil”, disse Queiroz.

Garantir qualidade de vida

O prefeito Tião Bocalom destacou que o meio ambiente garante a qualidade de vida das pessoas. Ele definiu a importância do trabalho realizado pelo município sobre o tema e assegurou ações práticas para avançar na proteção à natureza. Bocalom ouviu moradores e conversou com Paulo Serra, filho do Mestre Irineu Serra, líder espiritual falecido que empresta o nome da comunidade.

“É importantíssimo que as pessoas entendam o que é meio ambiente e como ele deve ser tratado, os benefícios que ele pode trazer para nós, seres humanos. Esse trabalho que está sendo iniciado aqui é fundamental”, salientou o prefeito, agradecendo ao governo do estado pela parceria entre as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente.