Secretaria Municipal de Saúde esclarece como será a 4ª fase da vacinação em Rio Branco

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira, 31, na sede da Prefeitura de Rio Branco, o secretário municipal de Saúde, Frank Lima, anunciou o início da quarta fase da vacinação contra o coronavírus na Capital. A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, o superintendente da RBTrans, Anísio Claudio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (SINTTPAC), Francisco Marinho, participaram da coletiva.

Nessa fase, a vacinação será por faixa etária e iniciará em pessoas com 59 anos ou mais. Para receber a vacina é preciso levar um documento com foto, o cartão do SUS e contracheque ou declaração da empresa na qual trabalha.

De acordo com Frank Lima, o início da quarta fase da vacinação tem um significado especial para o Município. “Primeiro, pelo fato de começar a vacinação com os profissionais da Educação”, disse o secretário, acrescentando que o Município não pode voltar às aulas sem um ambiente sanitário favorável.

Ele informou que serão vacinados todos os trabalhadores da rede municipal, estadual e federal, bem como os educadores da rede privada da Educação. Também estão incluídos nesta fase os seguintes grupos: trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário urbano e de longo curso; caminhoneiros; trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores da indústria; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua; forças armadas; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Frank Lima informou, também, que cerca de 30 mil pessoas deverão ser vacinadas durante essa fase de vacinação. “Esta fase da vacinação estava prevista para ocorrer na segunda quinzena do mês de junho, porém foi antecipada”, afirmou o secretário, acrescentando que é intenção da SEMSA instalar mais dois pontos de vacinação para esta fase.

Grande dia

A secretária municipal de Educação se disse feliz com o início da vacinação dos profissionais do setor. “Chegou o grande dia, de um sonho”, disse Nabiha Bestene, lembrando que em janeiro deste ano chegou a conversar com Frank Lima, a quem informou que a Seme possui em seu quadro cerca de 600 professores com comorbidades e que precisavam, à época, serem vacinados.

Nabiha agradeceu o esforço e a dedicação de Frank Lima no combate à pandemia do coronavirus, bem como o apoio do prefeito Tião Bocalom que, segundo ela, tem sido fundamental para o sucesso da vacinação em Rio Branco. “Meus agradecimentos aos senhores pelo empenho nessa luta”, salientou.

Pontos de vacinação:

URAP Bacurau, no Albert Sampaio
URAP Valdeisa Valdez, no Lot. Santo Afonso
URAP Claudia Vitorino, no Taquarai
URAP Eduardo Asmar, no Bairro XV
URAP Hidalgo de Lima, no Palheiral
URAP Rosângela Pimentel, no Calafate
URAP Vila Ivonete, na Antônio da Rocha Viana
URAP Roney Meireles, no Adalberto Sena
URAP São Francisco, no Vitória
Policlínica Barral e Barral no Tangará

Para ser vacinado com a segunda dose do imunizante, basta ir ao drive-thru, em frente ao 7° BEC.