Prefeitura de Rio Branco promove ação interdisciplinar para professores da rede municipal nesta sexta-feira

                                                            Divulgação

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), promoverá, nesta sexta-feira, 28, ‘Ação Social Interdisciplinar, Interfaces Saúde e Educação’, na Escola Municipal Chico Mendes. O mesmo evento será realizado dia 2 de junho na Escola Juvenal Antunes e dia 9 na Escola Rural Terezinha Migueis.

A Ação é coordenada pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Seme), Fundação de Cultura, Lazer e Esporte Garibaldi Brasil (FGB)GB, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Uninorte.

O evento tem como objetivo, desenvolver ações sociais quanto a necessidade do autocuidado com a saúde dos profissionais da educação sensibilizando-os para  exercer a missão de ensinar, cada vez melhor, às crianças e adolescentes os cuidados essenciais com a saúde do corpo e da mente já pensando em uma possível retomada das aulas presenciais com os servidores da rede municipal de educação.

Educação e saúde podem e devem dar as mãos em prol de um objetivo comum, levar a todos uma educação e saúde com dignidade, qualidade, efetiva e acessível.

Segundo a professora do curso de Fonoaudiologia da Uninorte, Bruna Diógenes, contar com a presença de profissionais de diversas áreas em uma intervenção conjunta e articulada cujo objetivo primário é promover uma assistência à saúde.

“Representar o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Uninorte no desenvolvimento dessa ação social é uma honra e privilégio. Precisamos nos corresponsabilizar e ter dimensão da complexidade desse processo e desse momento histórico que estamos vivenciando. Acredito que todas as reuniões, discussões e ações pensadas de forma interdisciplinar e colaborativa serão a chave para enfrentarmos esse desafio que está posto e clama por soluções”, ressaltou Bruna.

Na ocasião, os educadores de Arte do Centro de Multimeios promoverão, com a equipe do Departamento de Inovação e Saúde Escolar da Seme, momentos artísticos, educativos e de saúde de forma lúdica, buscando o conhecimento, hierarquizando saberes, reforçando status profissionais diferenciados sobre estudar e aprender com segurança e responsabilidade para consigo mesmo e para com o próximo.

O gestor do Centro de Multimeios, Renã Pontes, considera a diversidade dos temas abordados e das ações executadas pelos educadores, de fundamental importância tanto para os demais professores de diversas áreas, quanto para os alunos.

“A dinâmica da sociedade exige novas atitudes diante de cada momento histórico e devemos realizar inovações institucionais, profissionais e intelectuais na organização da atenção à saúde, estabelecendo vínculos para potencializar a intervenção na comunidade escolar”, disse Renã.