Secretaria de Meio Ambiente inova e reaproveita pneus velhos em drenagem de águas pluviais no Horto Florestal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) está reaproveitando pneus velhos de automóveis na drenagem de águas pluviais nas trilhas utilizadas pelas pessoas em caminhadas no Horto Florestal de Rio Branco.

De acordo com o secretário da Semeia, Normando Sales, a experiência reduz quase a zero os custos com a aquisição de materiais usados para drenar as águas pluviais do local, já que são utilizados pneus velhos que seriam descartados na Unidade de Tratamento de Resíduos do Município.

“Nós estamos aproveitando, com reciclagem, esse tipo de material. Aqui, eu quero dar um exemplo: Esse trecho é uma área que tem curso natural de água pluvial. Como nós temos o recolhimento de pneus inservíveis, nós estamos dando uma utilização para esses pneus”, explica Sales.

Ainda segundo o gestor, “esses pneus, quando a gente utiliza dessa e de outras formas que nós vamos utilizar, nós estamos fazendo a recuperação ambiental e dando destinação a um resíduo que, em tese, não tinha utilidade nenhuma, nós estamos reaproveitando e isso também é atividade econômica. Além de estarmos exercitando a criatividade”.

A ideia também é utilizar pneus velhos na confecção de placas indicativas e lixeiras na manutenção do espaço físico do Horto florestal.

Abertura com novidades

Um dos espaços públicos que os amantes de caminhadas da capital acreana mais utilizam para a prática de atividades físicas, o Horto Florestal está localizado em uma área de 52 hectares, mantido pela Prefeitura de Rio Branco.

O local estava fechado há cerca de oito meses, por causa da pandemia do novo coronavírus e foi reaberto na sexta-feira, 21, com várias novidades, entre elas o novo horário de funcionamento, de 5h às 20h, a ampliação do espaço de conservação urbana e a iluminação de led em todo o perímetro das trilhas de caminhadas.