Prefeitura realiza primeira Formação Continuada de Professores em Educação Especial Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), inicia nesta terça-feira, 25, a primeira formação continuada com os profissionais do Ensino Especial, com o tema: “Orientações da Educação Especial em tempos de Pandemia”. Serão formados um total de 350 profissionais da rede municipal de ensino que engloba os cuidadores, professores de AEE, professores Bilíngues, professores de Libras e professores Mediadores.

A formação será on-line na plataforma e o curso ocorrerá nos dois turnos, manhã e tarde. Segundo a gerente do Ensino Especial, professora Sandra Asfury, este é um momento singular no histórico da educação municipal, no que diz respeito a formação continuada e ao movimento de construção do referencial curricular da rede.

“Todas as temáticas da formação foram pensadas com coerência e unicidade na abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica, que fundamenta nossa proposta”, pontua Asfury.

Ainda de acordo com a gerente do Ensino Especial, a formação continuada do professor é fundamental para que a inclusão realmente ocorra. “Para transformar o panorama atual da educação especial, eliminando preconceitos e construindo um novo olhar sobre a pessoa com necessidades educacionais especiais a formação continuada é muito importante”, afirma a gerente.