Centro de Multimeios participa do Programa Saúde na Comunidade da Prefeitura de Rio Branco

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da equipe do Centro de Multimeios, participa de uma atividade do Programa Saúde na Comunidade, promovida pela Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na Escola Jorge Kalume, no Barro Vermelho.

O Saúde na Comunidade leva atendimentos de saúde diversos, como consultas e exames, para as comunidades que residem na zona rural e em locais de difícil acesso. A intenção é contribuir com a promoção da saúde de pessoas que vivenciam, cotidianamente, desafios e obstáculos para acessarem tais serviços.

Na ocasião, são atendidas as comunidades do entorno da escola, localizada nas proximidades do bairro Distrito Industrial, na estrada do Barro Vermelho.

A equipe apresenta durante os dois dias do Programa (sexta-feira, 21 e sábado, 22) cultura e educação, com o objetivo de promover um atendimento mais amplo, qualificado e humanizado.

Através das atividades de seu repertório, o Centro de Multimeios acolhe as crianças da comunidade e aborda, de forma lúdica, aspectos relacionados à higiene pessoal e cuidados sanitários neste momento de pandemia da covid-19.

Em seguida foram apresentados poesia, contos infantis e o espetáculo “Arte, Alegria e Diversão”, com os bonecos de manipulação direta Lili e Farofa.

As crianças também têm à disposição livros para leitura livre, material para desenho e pintura e jogos educativos. Encerrando as atividades, será realizado um bingo animado, com alguns prêmios para a comunidade.

De acordo com o professor Renã Pontes, o Centro de Multimeios é um setor da Seme que utiliza a arte, em suas múltiplas linguagens e potencialidades, para uma formação mais completa e demais qualidade para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Rio Branco. “Assim tornamos as vivências e as experiências escolares mais prazerosas e estimulantes”, disse o professor.

O Centro de Multimeios, quando solicitado, também atua em parcerias, principalmente com instituições públicas, levando a arte para outros públicos e promovendo a transversalidade e explorando toda a potencialidade que a arte possui no diálogo com outras áreas.