Prefeitura de Rio Branco leva atendimento de saúde aos moradores da Vila Jorge Kalume

Semsa lança o Saúde na Comunidade (Foto: Dircom)

Por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, nesta sexta-feira, 21, e no sábado, 22, na Escola Jorge Kalume, atendimentos do Programa Saúde na Comunidade destinados aos moradores da Vila de mesmo nome, localizada na Estrada do Barro Vermelho.

O objetivo do Saúde na Comunidade, proposto pelo prefeito, é promover diferentes ações que resultem em benefícios clínicos, sociais e humanísticos para a comunidade rio-branquense, levando dignidade, principalmente, para as pessoas mais humildes e carentes das ações do poder público.

Simbologia

Presente ao evento, o senador Sérgio Petecão enalteceu a iniciativa da prefeitura em levar atendimento médico às comunidades mais carentes do município. “Isso para mim tem uma simbologia muito grande. Em meio a uma pandemia pela qual o mundo atravessa, esses serviços que estão sendo oferecidos à população tem um significado muito grande, pois eu sei o que o nosso povo passa”, enfatizou.

Atendimento digno

O secretário municipal de Saúde, Frank Lima, ressaltou a vontade do prefeito Tião Bocalom em se fazer presente ao evento. “O prefeito Bocalom gostaria imensamente de estar aqui com vocês, mas infelizmente não pode vir hoje. Mas ele está muito feliz porque vocês daqui para a frente terão médico permanente, atendimento digno”, salientou.

Com uma equipe bem estruturada e multidisciplinar de saúde, a prefeitura ofertou aos moradores do local, de forma gratuita, serviços de consulta médica, de enfermagem, odontologia, exames de PCCU, pré-natal, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, hepatites, hipertensão e distribuição de medicamentos.

Universidades particulares e óticas também participam do programa, em parceria com a prefeitura que disponibilizou uma equipe do Centro de Multimeios para a realização de atividades infantis durante o programa.

Uma das ações inovadoras do programa está na área de oftalmologia, por meio do projeto Veja Mais Brasil, desenvolvido pelo médico oftalmologista Eduardo Veloso, em parceria com a Semsa.

Essa etapa do programa marca, também, a abertura definitiva da UBS da Vila, que passa a contar com os serviços de um profissional médico de forma permanente. O atendimento básico será conduzido pela médica da família Kely Bestene Lins, que foi muito bem recebida pela comunidade local.

Por causa da pandemia do novo Coronavírus, a participação da comunidade ocorreu dentro dos protocolos sanitários vigentes. A solenidade contou com expressivo número de participantes, como os vereadores Raimundo Castro, Rutênio Castro e Samir Bestene.