Programa de mecanização da Prefeitura beneficia pequenos produtores rurais da capital

A Prefeitura de Rio Branco vem avançado no auxilio aos produtores rurais da capital por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), representado pelo secretário Eracides Caetano, que implementou o Programa de Mecanização para ajudar os pequenos produtores.

O objetivo do programa de mecanização é agregar tecnologia a pequenas áreas, potencializando a produção por metro quadrado auxiliando o desenvolvimento da agricultura familiar no meio rural, por aplicação de maquinário como tratores e preparo do solo em pequenas áreas de produtores rurais.

Esse programa tem 3 etapas, sendo a primeira uma análise do PH do solo e preparação com calcário para corrigir a acidez e incorporando com grade aradora. A segunda, gradagem (com grade niveladora deixando o solo apto para a produção agrícola) e na terceira etapa será feito o plantio. Todo o projeto tem o suporte técnico da Safra.

Segundo o chefe de mecanização, Roberto Souza, o primeiro momento do programa estará voltado ao Projeto Ramais da Dignidade. “Aonde vai ser confeccionado esses 600 km que vai rodar de inverno a verão, é onde a mecanização vai estar atuando, garantindo assim a produção e escoamento da produção”, disse Souza.

Para o produtor que queira participar do programa de mecanização, tem que estar vinculado a uma Associação ou Cooperativa, pois através dessas organizações é que a demanda vai para o departamento técnico da Safra, onde os critérios serão informados para os produtores.