Farmácia do município no Into atende 24 horas e faz cadastro de acompanhamento e consulta para pacientes

Farmácia municipal no Into atende 24 horas com medicação para doenças respiratórias (Foto: Dircom)

Objetivando ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os rio-branquenses, especialmente os cidadãos com doenças respiratórias, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou uma farmácia para liberação gratuita de remédios no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), com atendimento 24 horas.

Ela explica, também, que a Prefeitura disponibiliza medicamentos utilizados no combate a doenças respiratórias não só para o hospital, mas para toda rede municipal de saúde.

“Na realidade, os medicamentos distribuídos nesta farmácia se destinam ao tratamento de doenças com foco em síndrome respiratória, que vão de gripe forte, pneumonia e, até a covid-19”, explica Graça Camurça.

De acordo com a responsável pela farmácia municipal instalada no Into, Graça Camurça, o local funciona todos os dias e, para garantir atendimento satisfatório, uma equipe de profissionais da Semsa faz a entrega de medicamentos e elabora o cadastro para acompanhamento e consultas presenciais futuras.

Graça enfatiza que a pandemia do coronavirus provocou a inovação dos serviços de saúde. “Essa pandemia nos trouxe muitos aprendizados, inclusive a necessidade da criação de dois serviços: o telessaúde e a farmácia municipal”, concluiu.