“Riqueza brotando da terra, vindo para a cidade e sendo vendida com segurança”, diz prefeito durante Feira Segura, em Rio Branco

Prefeito Tião Bocalom: “A gente precisa dar mais segurança ao nosso consumidor” (Foto: Dircom)

Na manhã dessa sexta-feira, 30, o prefeito Tião Bocalom participou da reinauguração da feira municipal Beatriz Lucio Braña, localizada no Manoel Julião. Na ocasião, estavam presentes o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez; o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Eracides Caetano de Souza; e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC), Mauro Marcello Gomes de Oliveira.

De acordo com o superintendente do Senar/AC, Mauro Marcello Oliveira, esse é um projeto iniciado pelo Senar Nacional e ocorre em todo o Brasil, pois é uma forma que a Federação da Agricultura e o Senar encontraram para auxiliar e orientar o produtor rural, para que eles possam voltar à atividade com a prevenção do novo coronavírus.

“Antes de começar a feira aqui, teve todo um trabalho, um treinamento para os produtores, para que eles ficassem cientes para se portar em uma feira segura, por isso o nome do projeto”, comentou Oliveira.

Segundo o secretário da Safra, Eracides Caetano, foi feito uma parceria com o Senar/AC, para idealizarem o projeto Feira Segura. Assim, convidaram 11 produtores para colocarem em prática como um modelo. “É um projeto muito bom, vemos aqui que o trabalho deles ficou ótimo, e quem quer segurança alimentar é claro que aqui nessa feira está sendo um ótimo negócio para levar um produto de qualidade para casa”, disse o secretário.

Para a produtora rural, Rozilene Teles, que reside na estrada Transacreana, a Feira Segura é um projeto muito bom para todos os produtores, pois tudo é feito pensando na segurança sanitária da população. “Nós já trazemos tudo higienizado, tudo embalado, pois, já é uma segurança muito maior para os nossos consumidores. Fizemos um treinamento de como higienizar os alimentos e embalar, nos doaram as embalagens e estou gostando”, afirmou a produtora.

De acordo com o presidente do bairro, Jordan Araújo, esse projeto é uma iniciativa para retornar o movimento das feiras livres. “A feira estava parada, e a prefeitura teve essa iniciativa de começar esse projeto aqui no Manoel Julião. Aqui é um espaço bem amplo, arejado, tem estacionamento, tem banheiros é um espaço que deve sim ser colocado em pratica”, disse o presidente do bairro.

Já para o morador do bairro, Alberto Carlos Mendes, o local da feira é muito bom para os clientes. “Esse projeto está ajudando, principalmente nessa época de pandemia, porque as pessoas têm necessidades e não está fácil as coisas para ganhar o pão de cada dia, então essa é uma boa iniciativa, que tanto ajuda o produtor local, como a população também com os preços bem acessíveis”, afirmou Mendes.

O presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, disse que nessa época de pandemia, tudo tem que ser inovado. “Temos que ajudar não só os produtores como também os consumidores para trazer segurança para que possam comprar e é isso que está sendo feito. É uma feira que está cercada com todos os cuidados que se deve ter para não haver um problema de contaminação é algo inovador que está dando certo”, disse Veronez.

O prefeito Tião Bocalom falou sobre a iniciativa dessa parceria entre o Senar e a prefeitura de Rio branco. “A gente sabe que os nossos produtores ficaram muito tempo sem assistência técnica, sem orientação e cada um produzia do seu jeito e a gente precisa dar mais segurança ao nosso consumidor, sobre os produtos que são feitos nas propriedades rurais. Isso aqui é um grande exemplo que a gente tem da riqueza brotando da terra e vindo para a cidade, isso é fundamental para a economia local. Primeiro Deus, saúde e depois dinheiro. E a nossa zona rural é que será a nossa grande âncora para poder multiplicar a riqueza e essa riqueza vir para a cidade”, finaliza o prefeito.