FGB apoia lançamento de clipes musicais por meio da Lei Aldir Blanc

Mestre Matraca lança vídeos musicais que integram CD “Casa de Pescador” (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), apoia o lançamento de dois clipes musicais do Mestre Matraca, nesta sexta-feira, 30, às 11h. Os clipes estão disponíveis no Facebook e no canal do Youtube do Mestre Matraca.

Com os recursos disponibilizados pela FGB, através do Prêmio de Arte e Patrimônio da Lei Aldir Blanc, Mestre Matraca lança os vídeos musicais que integram o CD “Casa de Pescador”.  Participaram das gravações os músicos Saulo Olímpio, Francisco Gabriel e Gilson Robes, além de capoeiristas convidados – Mestre Xandao, Graduada Felina e Mestre Açaí.

“Trata-se de um momento importante na minha trajetória, possibilitando que, virtualmente, meu CD saia de Rio Branco e do Acre e ganhe o mundo”, informou Matraca.

Sobre o projeto

O projeto “Casa de Pescador – do Acre para o mundo” é mais uma iniciativa inovadora de Mestre Matraca no universo da Capoeira rio-branquense. Como Mestre do Grupo Cordão de Ouro, no qual atua há mais de 20 anos, tem desenvolvido diversas ações comunitárias, como escolinhas e oficinas de construção e toques de instrumentos, como berimbau e caxixi.

A musicalidade é um ponto marcante na sua trajetória.  Ao longo dos anos, compôs diversas músicas baseadas na sua experiência com a capoeira em Rio Branco e no Acre. Em 2018, lançou o primeiro CD de músicas acreanas de capoeira, intitulado Casa de Pescador, que incluiu 11 composições autorais. No ano seguinte, realizou seu primeiro show com o referido CD, no Teatro Maués Melo. Ambas as iniciativas receberam o apoio de capoeiristas e simpatizantes, com grande aceitação no público local.

Com a pandemia da Covid-19, após interromper suas atividades culturais por um período, o que o impactou fortemente, Mestre Matraca está de volta com todo o vapor.

“Fiquei impedido de realizar minhas aulas regulares, oficinas e shows musicais de Capoeira. Com os editais disponibilizados pela FGB, estou retomando minhas atividades, observando e respeitando todas as precauções necessárias e normas sanitárias estabelecidas”, finaliza Mestre Matraca.