Prefeitura de Rio Branco conhece projeto Rhuamm da Defensoria Pública do Estado

Apresentação do Projeto Rhuamm a prefeitura (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de Educação, esteve reunida nessa quinta-feira, 15, para apresentação do Projeto Rhuamm (Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos), da Defensoria Pública do Estado.

Estavam presentes a vice-prefeita e secretária da SASDH, Marfisa Galvão, a diretora de Direitos Humanos, Rilla Frezer, a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, e os representantes da Defensoria Pública do Estado do Acre, defensora pública-geral, Simone Jaques, a subdefensora Roberta de Paula Caminha e o coordenador do Núcleo da Cidadania, Celso Araújo Rodrigues.

O projeto Rhuamm foi pensado pelo núcleo da cidadania, para desenvolver ações, como a capacitação de profissionais da rede de ensino infantil, desenvolvimento da metodologia, estabelecimento de um grupo de trabalho, parceria com as instituições do sistema de justiça, conselhos tutelares e o próprio município através das unidades de educação para que, em conjunto, possam trabalhar na prevenção e no combate aos crimes sexuais de crianças de dois a cinco anos.

“Vivenciamos e atendemos vários tipos de situações, então achamos importante que a Defensoria Pública não fique apenas limitando o nosso trabalho diário e as nossas atividades, para que possamos atuar de forma mais abrangente, apoiando mais a sociedade de forma preventiva”,  informou Simone Jaques, Defensora Pública Geral.

Para a secretária da Seme, a professora Nabiha Bestene, é um projeto muito importante para a sociedade. “É uma maneira que temos para formar nossos profissionais para lidar com essas situações e assim, resguardar nossas crianças do pré-escolar de 2 a 5 anos”, afirma Bestene.

De acordo com a vice-prefeita Marfisa Galvão esse projeto será de fundamental importância para a prevenção da violência contra as crianças. “Tenho certeza que esse projeto que a defensoria pública está lançando, será um projeto que vai fazer uma grande diferença na vida dessas crianças e que visa trazer a proteção. Quero aproveitar e dizer que o nosso prefeito Tião Bocalom, junto aos nossos secretários, irá trabalhar em parceria para resguardar as nossas crianças e assim fornecer um futuro melhor para todos”, assegurou a vice-prefeita.