Sábado com o fumacê: combate ao mosquito transmissor da dengue em Rio Branco

Equipes de UBV Costal trabalhando no Doca Furtado (Fotos: Dircom)

Integrando o conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para combater o Aedes Aegypti, o fumacê costal, também chamado de Ultra Baixo Volume (UVB), segue sendo aplicado em toda a capital acreana.

Mesmo durante a situação de pandemia do novo coronavírus, esse trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya se mantém intensificado e é realizado diariamente. Neste sábado,10, uma equipe visitou os bairros Doca Furtado e Estação Experimental.

De acordo com o supervisor de UBV Costal, Sisnando Pereira, a aplicação de UBV é eficaz na eliminação do mosquito já adulto, feita em áreas de transmissão e em áreas de reprodução desses vetores. “Hoje estamos com uma programação no Doca Furtado e Estação fazendo o UBV Costal que é aquele fumacê portátil, de casa em casa, na prevenção e controle ao mosquito da dengue”, explicou Sisnando.

Segundo o supervisor a ação deste sábado contou com a presença de sete equipes, num total de 28 agentes de endemias. “Na segunda-feira estaremos com 10 equipes finalizando o trabalho aqui no Doca Furtado e nos Conjuntos Esperança I e II”