Prefeitura e Energisa finalizam entrega de refrigeradores às famílias atingidas pela alagação

 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhou, na manhã desta quinta-feira, 8, a última fase de entrega das geladeiras às famílias que foram atingidas pela cheia dos igarapés, na capital. A ação é resultado de uma parceria com o Grupo Energisa.

300 famílias serão beneficiadas no Acre. “Aqui em Rio Branco são 72 e no total, listando, só com a alagação, são 300”, informou o especialista em eficiência energética da Energisa, Antônio Carlos. Ele disse ainda que a empresa também está fazendo a substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, pelas de Led, que tem maior durabilidade e economia de energia e cadastrando as famílias no programa Tarifa Social. “Com esse programa as famílias terão uma redução na conta de energia elétrica”, informou Antônio Carlos.

A Tarifa Social de Energia Elétrica, também conhecida como Tarifa Baixa Renda é um benefício regulamentado pela ANEEL, através da Lei 12.212/10 e pela Resolução Normativa da ANEEL 414/10, que concede descontos na conta de energia de consumidores de baixa renda. Cada família terá direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em apenas uma residência. “As famílias podem procurar nosso atendimento na avenida Getúlio Vargas para se cadastrar”, explicou Antônio.

Moradora da rua Itapuã, bairro Conquista, a dona de casa Rubia Mota foi uma das contempladas. “A gente teve uma perda muito grande com a alagação. Perdemos móveis, roupas e eletrodomésticos”, disse Rubia. Ela estava muito feliz por poder trocar o eletrodoméstico antigo por um novo. “Estamos gratos pela ajuda que a prefeitura e a Energisa estão dando”.

Cleia Marques também é dona de casa. Ela mora com o marido e a filha, às margens do igarapé São Francisco. Na enxurrada, ela saiu de casa apenas com a filha e uma televisão na cabeça. “Minha geladeira ficou três dias debaixo d´água e agora estou realmente muito feliz em poder trocar a minha geladeira”, falou Cleia Marques.

Para o prefeito de Rio Branco é fundamental essa parceria no sentido de ajudar famílias que perderam tudo na enxurrada. “Nós estamos muito felizes e agradecidos a Energisa por nos atender, socorrendo essas famílias”, salientou o prefeito Tião Bocalom.