Nota pública da Prefeitura Municipal de Rio Branco

O grupo Energisa em parceria com a atual gestão da Prefeitura Municipal de Rio Branco, disponibilizou 72 geladeiras a serem entregues as famílias atingidas pela enchente do Rio Acre, conforme critérios de seleção.
Importante contextualizar que:
• A enxurrada dos igarapés atingiu a cidade de Rio Branco no início de fevereiro de 2021, logo, seria tecnicamente impossível que essa ação tivesse sido realizada anteriormente por outra gestão;
• O primeiro contato com a Energisa foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), na data de 05/03/2021;
• Após, a Energisa doou 72 geladeiras em parceria com a atual gestão da Prefeitura Municipal de Rio Branco, conforme os seguintes critérios de seleção dos beneficiários: famílias atingidas pela enchente e em situação de vulnerabilidade social com nome completo, endereço, telefone, código familiar e unidade consumidora da Energisa;
• Estes beneficiários foram identificados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
• E após a relação das famílias, foram realizadas visitas in loco durante as últimas semanas de março de 2021;
• Além disso, as geladeiras das famílias atingidas pelas águas e que ainda estavam nas residências, foram substituídas e descartadas conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Desta forma, as famílias atingidas pela enchente que receberam as geladeiras, conforme os critérios de seleção, são responsáveis pelo bem adquirido mediante doação, podendo a qualquer momento serem visitadas para monitoramento.

Neste sentido, a atitude de uma família beneficiada em expor o bem para a venda nas mídias sociais, será alvo de investigação e acompanhamento.

Em atenção as fakes news propagadas com o objetivo de ofender a gestão, são passíveis de pena com detenção e multa, de acordo Código Penal Brasileiro, no artigo 139, que trata da Difamação.
Portanto, a Prefeitura Municipal de Rio Branco repudia esse tipo de veiculação e também ficamos entristecidos e decepcionados por atitudes como esta, de pessoas beneficiadas pelo poder público.
Envidaremos todos os esforços junto à polícia e a justiça para punir tais comportamentos que denigrem a boa-fé que tivemos ao ajudá-los. São tantas outras pessoas que precisam e não podemos atender a todos. A sociedade precisa reagir a tais atos.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Neiva Tessinari – Secretária Municipal de Planejamento