Prefeitura de Rio Branco participa de avaliação da Força-Tarefa Acre no combate à dengue

Equipe Força-Tarefa Acre nos bairros de Rio Branco (Foto: Arquivo Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou no fim dessa segunda-feira, 29, de uma videoconferência no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) com as equipes envolvidas na Força-Tarefa Acre que estão há 15 dias no estado com ações de combate ao mosquito Aedes Aeghypti, transmissor da dengue.

No início de fevereiro, o prefeito Tião Bocalom decretou situação de emergência em Rio Branco por causa da epidemia de dengue. Os bairros Vitória, Eldorado, Chico Mendes, Cidade do Povo e Belo Jardim são os que tem maior número de infestação e casos da doença, na capital.

Durante duas semanas, a equipe do Ministério da Saúde visitou os bairros mais afetados, na capital. As ações também se concentraram em cidades do Alto Acre.  Segundo o coordenador geral da Missão Acre, Dalton Fonseca, o estado e o município já possuem estrutura e logística de trabalho. “O que eu fiz foi sugerir algumas alterações nas metodologias de trabalho e corrigir as dificuldades operacionais de campo”, disse Dalton.

O coordenador deixou também algumas recomendações aos gestores estadual e municipal: “Continuar as ações que vem sendo realizadas, reorganizar o serviço, otimizar a parceria entre as secretarias estadual e municipal de Saúde. É importante que essa coordenação seja uma coordenação específica para as atividades de controle de vetores”.

A secretária adjunta de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse que a vinda da equipe ao estado foi muito importante. “A gente teve um grande apoio do Ministério da Saúde, da Superintendência, do governo de Rondônia, do governo do Distrito Federal, a Vigilância em Saúde e essa parceria foi fundamental para conseguirmos diminuir os casos de dengue na capital e interior”.

“Foi uma ação muito positiva. O primeiro ciclo está sendo fechado e agora estamos abrindo novas possibilidades. O Ministério da Saúde vai continuar ajudando”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima.

O gestor de Semsa disse ainda que a boa notícia é que nas duas últimas semanas, com as ações da força-tarefa em Rio Branco, o número de casos de dengue começa a diminuir. “Esses 15 primeiros dias de trabalho da equipe irão refletir nos próximos 15 dias. Nós vamos continuar avançando no território com os nossos agentes de endemias”, destacou o secretário Frank.