Mundo Azul prepara programação para conscientizar população sobre o autismo

Divulgação

Nos dias 31 de março e 5 a 8 de abril, o Centro de Atendimento ao Autista (CAA) Mundo Azul, localizado no Conjunto Tangará, realizará uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dia 2 de abril. O Centro é ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com a coordenadora do Centro, psicóloga Édila Sousa, o evento tem a finalidade de divulgar e sensibilizar de maneira geral o conhecimento sobre o autismo e romper com o preconceito e a discriminação.

“É importante frisar que eventos assim ocorrem no mundo todo. Nessa data é preciso enfatizar que a pessoa não é autista apenas no dia 2, mas durante toda vida. A presença dos pais e familiares respeitando o distanciamento nesta programação, mostra a necessidade de compartilhar experiências e vivências que é o maior valor da ação que será realizada“, afirma a coordenadora.

Dentre as atividades programadas estão: blitz no trânsito na Praça da Revolução e no Terminal Urbano, mostrando faixas com as principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No encerramento haverá uma oficina dinâmica com os pais além de musicalização e arte com as crianças. A equipe do CAA em parceria com as equipes da Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), de Educação (Seme) e Uninorte realizarão o encerramento.

Sobre o Centro de Atendimento ao Autista  Mundo Azul

O Mundo Azul é um centro especializado em atendimentos a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da criança, nos contextos familiar, educacional e social, por meio de habilidades e competências que promovam a busca pela sua autonomia e independência.

São realizados neste centro, atendimentos terapêuticos com equipe multiprofissional (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Enfermagem e Assistente Social). O Centro de Atendimento ao Autista (CAA) é subordinado à Diretoria de Assistência à Saúde (DAS). O Centro também tem a proposta de realizar oficinas para as famílias que não estão contempladas com os atendimentos.

Confira a programação:

Programação da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Data

Ação

Local

Responsável

31/03/2021

9h as 11h

Quarta-feira

Roda de Conversa com pais que não estão em atendimento.

O Mundo Azul

Equipe Mundo Azul e Uninorte

31/03/2021

14h as 16h        Quarta -feira

Blitz no Trânsito com faixa e cartazes

Praça da Revolução

Equipe Mundo Azul e Uninorte

05/04/2021

8h as 10h

Segunda-feira

Blitz no Trânsito com faixa e cartazes

Terminal Urbano

Equipe Mundo Azul e Uninorte

06/04/2021

9h as 11h

Terça-feira

Roda de Conversa com os pais das crianças que estão em atendimento

O Mundo Azul

O Mundo Azul e Uninorte

07/04/2021          15h as 17h

Quarta-feira

Roda de Conversa interdisciplinar com os pais que estão em atendimento no CAA.

O Mundo Azul

Uninorte/fono escolar

08/04/2021

9h as 11h

Quinta-feira

Encerramento com a Oficina: Dinâmica com os pais, musicalização, arte e café da manhã 

O Mundo Azul

Equipe Multimeios Equipe Mundo Azul Equipe Uninorte