Secretaria de Educação de Rio Branco faz parceria com Centro Universitário

Seme e Uninorte fazem parceria para atendimento em Fonoaudiologia (Foto: Dircom)

Na última semana a Secretaria Municipal de Educação (Seme), fechou uma parceria com o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Uninorte de Rio Branco,  da chefe de Divisão Saúde na Escola, Marines Messias e a Coordenadora de programas Especiais, Luciane Carvalho.

O objetivo dessa parceria é atender os alunos no retorno das aulas, tendo mais uma opção de saúde nas escolas, e também incentivar os estudantes de fonoaudiologia realizando esse serviço para a comunidade.

O curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Uninorte de Rio Branco teve seu início no dia 01 de março com término previsto para o dia 30 de junho, nas instituições a serem selecionadas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE), da esfera municipal, respeitando as prioridades e demandas institucionais específicas e direcionadas à essa área de atuação.

De acordo com o estagiário do 8º período do curso de Fonoaudiologia, John Kenede, essa parceria entre a Uninorte e o PSE, da Seme, possibilita aos acadêmicos sentir as demandas existentes na sociedade, e perceber o quanto a fonoaudiologia é essencial.

“Eu acredito que, o que forma um bom profissional, não é o diploma em si, mas sim as vivências e experiências que ele absorve durante sua jornada na graduação. Isso nos motiva a buscar o conhecimento e executar um trabalho de qualidade. Sou muito grato pela oportunidade de experimentar esse estágio, através dessa parceria, pois tenho certeza que seja uma peça importante na minha formação acadêmica e no profissional que em breve serei”, afirma o estagiário.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos podem ser destacadas a reunião com a equipe interdisciplinar vinculada à Coordenação de Inovação (Divisão tecnologia na educação, Divisão Saúde na Escola, Divisão Multimeios; Divisão Educação Especial); Reuniões com a equipe pedagógica das escolas selecionadas; Diagnóstico institucional e situacional; Elaboração e execução de ações educativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção dos agravos no âmbito da Fonoaudiologia Educacional sustentada na tríade: criança – escola – família.