Prefeito de Rio Branco entrega veículos e equipamentos de informática aos Conselhos Tutelares da capital

Prefeito e secretários entregam chaves dos veículos aos conselheiros (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil (SMCC), entregou nesta sexta-feira, 12, veículos e equipamentos de informática para os 1º e 3º Conselhos Tutelares da capital. A solenidade de entrega ocorreu no jardim da prefeitura e contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, do secretário da Casa Civil, Artur Neto, da Conselheira Tutelar Terezinha Santana, do 3º Conselho e Lucinaira Carvalho, do 1º Conselho e presidente dos Conselhos Tutelares do Acre (Ascontac).

Segundo a Conselheira Terezinha Santana, o 3º Conselho passa por vários problemas de estruturação para desenvolver o trabalho porque precisam entrar em ramais, atualmente intrafegáveis devido ao período de inverno amazônico. Ela disse ainda que dentre as reinvindicações a prefeitura já resolveu muitas coisas desde que iniciou a gestão. Hoje o 3º Conselho recebeu duas impressoras e uma caminhonete. “A gente agradece ao prefeito e sua equipe porque a gente vê que isso tem sido prioridade em sua gestão e priorizar as políticas de atendimento a criança e ao adolescente é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho”, disse Terezinha.

Para o secretário da Casa Civil, Artur Neto, o prefeito Tião Bocalom tem dado uma atenção especial aos Conselhos Tutelares por entender a importância do trabalho deles com as crianças da capital. “Quando a atual gestão assumiu, os Conselhos Tutelares estavam totalmente desestruturados e pouco a pouco a prefeitura foi conseguindo atender as reinvindicações”, enfatizou Artur Neto.

A presidente dos Conselhos Tutelares do Acre, Lucinaira Carvalho, disse que por causa do isolamento social, nesta época de pandemia, as denúncias de abusos e violência contra as crianças e adolescentes aumentaram, principalmente na zona rural. E para chegar até os locais, os Conselhos Tutelares não tinham condições. Faltavam os carros traçados. “Com certeza está vindo no momento muito oportuno. Estamos muito felizes e nos resta apenas  agradecer a prefeitura de Rio Branco”, falou.

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom disse que quando assumiu a prefeitura, os Conselheiros reclamavam que não tinham internet, faltavam impressoras e havia apenas um carro para atender os três Conselhos. Mas agora com a nova gestão a prefeitura já conseguiu atender algumas das reivindicações. “Já conseguimos colocar nos três Conselhos, três caminhonetes e quatro impressoras. Nós precisamos dar as condições para que eles possam desempenhar o seu trabalho”, ressaltou Bocalom.

O prefeito informou ainda que o trabalho do Conselheiro Tutelar é muito complicado, muito difícil e os problemas surgem a toda hora, em todo o lugar e não tem hora para se resolver. “Nossa gestão se viu na obrigação de cumprir aquilo que a gente fala o tempo todo. Nós queremos cuidar de gente e as pessoas precisam ter as condições. E são essas condições que a nossa gestão tem o compromisso e está dando para os Conselhos Tutelares em Rio Branco”, finalizou o prefeito.