Secretaria Municipal de Saúde concede entrevista coletiva a imprensa e faz balanço da vacinação contra a Covid 19, na capital

Secretário faz balanço da campanha de imunização contra a Covid 19 (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde, concedeu entrevista coletiva a imprensa, neste sábado, 6, para fazer um balanço da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, na capital, mostrar o cronograma previsto de vacinação da população para os próximos meses e informar sobre o Portal da Transparência Covid, no site da prefeitura.

Até o momento Rio Branco recebeu 19.370 doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca/Oxford, e até o fim da tarde dessa sexta-feira, foram aplicadas 16.770 doses. As vacinas que vieram para idosos, um total de 9.570 doses já foram aplicadas. Para os trabalhadores em Saúde vieram 9.800 vacinas. Destas já receberam o imunizante 7.175 profissionais da saúde. Rio Branco tem ainda 2.600 doses em estoque para finalizar a vacinação desses profissionais. A secretaria Municipal de Saúde pretende aplicá-las até a próxima semana. O secretário Municipal de Saúde, Frank Lima,  informou que toda a Assistência à Saúde, tanto do Estado quanto do Município já foram vacinados. “Faltam poucas pessoas para serem imunizadas e essas pessoas já foram identificadas e esse lote de 2.600 doses vai suprir esse público”.

Durante a coletiva o secretário também apresentou o Plano Municipal de Saúde com um cronograma previsto de vacinação que foi enviado para a Câmara Municipal, a Procuradoria Geral do Município, o Conselho de Saúde, Ministério Público e Assembleia Legislativa. “Semana passada foi realizada uma reunião com o Ministério Público, a Secretaria Estadual de Saúde, Defensoria Pública do Acre, a Procuradoria Geral do Estado e nós chegamos a um consenso de que não tem como a secretaria Municipal de Saúde, nesse momento, trabalhar com um calendário porque o próprio Ministério da Saúde, que o Coordenador Nacional de Imunização, não disponibiliza uma data fixa para a entrega das vacinas para os Estados”, explicou o secretário.

Por isso a secretaria preparou um cronograma que está de acordo com o que prescreve o Ministério da Saúde. Ele será publicado na próxima terça-feira, no Diário Oficial do Estado, detalhando o tempo em que está previsto para que a população possa receber o imunizante. Hoje a capital acreana possuiu três espaços abertos para drives thru´s, as Urap´s: Cláudia Vitorino e Roney Meireles e a Policlínica Barral & Barral, para vacinação.

A novidade na coletiva foi o Portal da Transparência Covid que pode ser acessado, através do site da prefeitura www.riobranco.ac.gov.br ,onde mostra informações atualizadas sobre os casos do novo coronavírus, em Rio Branco. Ainda no portal a população tem acesso também aos dados gerais da campanha de vacinação e a lista de quem já foi imunizado. “É um portal que vai ser alimentado diariamente e vai dar muito mais transparência à população dos serviços que a secretaria municipal de Saúde está realizando”, informou Frank Lima.

A secretaria aguarda na próxima semana a chegada de novas doses de vacina. “É o que nós esperamos, é isso que está alinhado com o ministério da saúde. Que a partir deste momento do mês de março nós estaríamos recebendo todas as semanas, doses de vacina. E chegando a vacina rapidamente a Semsa vai disponibilizar para o público”, concluiu o secretário.