Produtor conhece plantação de café no interior do Acre para cultivar o grão em Rio Branco

Uerisson mostra interesse em plantar o grão (Foto: Dircom)

Depois de recepcionar produtores rurais de outros estados brasileiros, o empresário e produtor de café, Celso Caffer, recebeu, na semana passada, em sua propriedade Santa Letícia, localizada no Km-12, do Ramal Granada, em Acrelândia, pequenos produtores interessados em cultivar o grão. O convite partiu do secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econônimo (Safra), Eracides Caetano.

Uerisson Estevão é um desses produtores. A propriedade dele fica no KM-14, ramal Barro Alto, na estrada Transacreana. Ele despertou o interesse em plantar café depois de conhecer o projeto “Produção, Emprego e Dignidade”, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. “A gente veio conhecer alguns plantios de café e eu me sinto mais motivado a investir nessa cultura”, disse Uerisson.

Ainda segundo o produtor, a intenção é adquirir mais conhecimento para poder repassá-lo a outros produtores. “Gostaria que outros produtores, assim como eu, venham investir na cultura do café”.

Celso Caffer possui hoje em sua propriedade cerca de 30 mil pés de café plantados. Para ele essa cultura tem condição de se desenvolver em todo o Acre porque é um estado próspero. “Em todos os municípios do Acre a cafeicultura tem condições de plantio. Desde que seja em uma terra enxuta, que não dê água, ela tem condição de produzir”, explicou Celso.

Ele aproveitou para agradecer a visita do secretário Eracides Caetano, que levou um dos produtores até a fazenda Santa Letícia. “ Eu me sinto na obrigação de não receber só o secretário ou o prefeito ou o produtor, mas todos que venham a até aqui interessados na agricultura do café. Minha propriedade está de portas abertas para outros produtores que tenham o interesse e a curiosidade de conhecer o plantio”, finalizou o produtor.