Prefeitura de Rio Branco recebe apoio da Força Nacional do SUS

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu na tarde dessa quinta-feira, 25, na sala de reuniões da prefeitura, uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estiveram presentes o secretário da Semsa, Frank Lima, a diretora de Assistência em Saúde da Semsa, Sheila Andrade e o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS), Raphael Câmara.

A equipe do Ministério da Saúde está no Estado há um mês. “Tão logo soubemos do aumento do número de casos de covid e de dengue, imediatamente acionamos as equipes tanto da Secretaria de Atenção Primária, quanto da Especializada e a Vigilância em Saúde, para poder ajudar”, disse Raphael Câmara.

Segundo Raphael, a equipe não tem data para ir embora. “A nossa equipe continua aqui por tempo indeterminado, até quando for necessário. Nesses dias que nós estamos aqui, fui em diversas unidades básicas de saúde e a gente encontrou uma boa estrutura. estão todas abertas, atendendo com médicos”, enfatizou.

O secretário Frank informou que por estar em um início de gestão estão procurando acertar e que a cidade passa hoje por quatro crises: coronavírus, dengue, alagação do rio Acre e enxurrada dos igarapés, e migratória. A equipe do Ministério da Saúde veio para dar um suporte olhando a rede básica de saúde verificando seu funcionando, corrigindo erros, dando suporte, para que o melhor trabalho seja feito para a sociedade. “Dentre esse apoio que vieram trazer para nós, nos próximos dias estaremos recebendo o Mais Médicos para podermos dar sustentação a nossa rede e atender melhor a população”, finalizou o secretário.

Em menos de 60 dias de gestão, 46 unidades básicas de saúde, 11 Urap´s e 1 Policlínica estão abertas e funcionando. Segundo o secretário, isso é um grande avanço. “As pessoas não adoecem só de coronavírus, as pessoas não adoecem só de dengue, as pessoas estão acometidas de outras comorbidades e a prefeitura municipal de Rio Branco tem corrido atrás para que a secretaria possa dar suporte e atender as pessoas. Já melhoramos muito, mas queremos melhorar muito mais”.

Após a reunião com a Semsa a equipe da Força Nacional do SUS foi recebida pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.