Conselheiros tutelares de Rio Branco visitam abrigo construído no Parque de Exposições

Nessa terça-feira, 22, uma equipe de conselheiros tutelares de Rio Branco realizou uma visita institucional ao Parque de Exposições onde estão abrigadas as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre.

Os conselheiros foram recebidos pela diretora de Direitos Humanos da Secretaria  Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Rila Freze, que estava representando a secretária Marfisa Galvão, e pela equipe de triagem e acolhimento da SASDH.

Durante a visita os conselheiros conheceram como funciona o acolhimento, desde a chegada com a realização dos procedimentos do inventário, cadastro e acompanhamento aos módulos. Eles conversaram com famílias, visitaram o posto de saúde, lactário e o restaurante.

De acordo com o conselheiro Ari Oliveira, o intuito da visita foi justamente conhecer as estruturas a logística e saber como a prefeitura está cuidando das questões relacionadas a criança e ao adolescente.

“Eu fiquei impactado pela organização. Fomos recebidos pela Rila e ela mostrou o interior do Parque com muito carinho e zelo e falou que o prefeito Bocalom, por ter um olhar muito humano, pediu toda atenção especial com as pessoas que estão no local. Vimos a divisão dos módulos, a qualidade da alimentação, a unidade de saúde, e achei muito importante a questão do lactário para cuidar das gestantes e de crianças pequenas. Uma notícia que me deixou muito feliz é que a gente encontrou uma grávida que iniciou o pré-natal dentro do abrigo, É muito bacana essa assistência especial que a prefeitura está tendo com os abrigados, Gostaria de lembrar que o conselho tutelar se coloca à disposição de todos para que, juntos, possamos fazer um ótimo trabalho”, disse o conselheiro.

Para Rila Freze é de fundamental importância a visita do Conselho Tutelar ao local devido as possíveis necessidades que possam surgir. “Firmar uma parceria de trabalho sempre traz bons resultados. É importante para nós, que sempre defendemos o direito e a dignidade da pessoa humana, poder mostrar para a sociedade que é possível fazer uma gestão cuidando, de verdade, das pessoas. Tudo isso aqui é resultado do trabalho de todas as Secretarias Municipais que estão unidas para oferecer o melhor atendimento às pessoas que aqui estão”, ressaltou Rila.