Prefeito de Rio Branco e Secretário Nacional de Defesa Civil sobem o rio Acre para ver situação da cheia nos bairros atingidos

Equipe se prepara para subir o rio (Foto: Dircom)

O prefeito Tião Bocalom, o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, a vice-prefeita, Marfisa Galvão e o Coordenador de Defesa Civil Municipal, major Falcão, depois de uma visita ao Parque de Exposições, resolveram, neste domingo, 21, pegar um barco e seguir rio Acre acima para ver as condições do nível do rio e dos bairros atingidos pela cheia. A equipe passou pelos bairros Base, Cidade Nova, baixada da Sobral, Airton Sena, Taquari e retornaram para ver a situação também do bairro 6 de Agosto.

O prefeito disse que não tem dúvidas de que olhando de dentro do rio para fora, pode-se ver melhor os estragos da cheia e que se o rio encher mais meio metro, por exemplo, muitas famílias vão ter que sair da região.

“A gente fica triste em ver a situação que está aí. Infelizmente todos os anos são desse jeito e o mais importante de tudo isso é que o nosso Secretário Nacional de Defesa Civil pode ver tudo isso de perto. Isso é muito importante porque é ele quem vai nos ajudar a arrumar os recursos em Brasília para que a gente possa socorrer nossa população. À medida em que esse rio está subindo é muito importante a ajuda federal”, ressaltou Bocalom.

Depois dessa visita, in loco, o secretário nacional pode concluir que realmente há um desastre instalado na cidade. “As pessoas estão precisando de apoio, o poder público municipal tem dado esse apoio, o governo do Estado também, mas o governo federal não pode se omitir. Nós vamos ajudar com a liberação de recursos o mais rápido possível porque o município está precisando, o Estado está precisando”, enfatizou o secretário Alexandre Lucas.