Prefeitura de Rio Branco faz recuperação e manutenção de ramais na zona rural da capital

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), iniciou há duas semanas a recuperação e a manutenção dos ramais na zona rural da capital. Até agora 14 km de ramais já foram recuperados.

Entre os que receberam manutenção nos pontos mais críticos estão o Água Preta, que fica no Km 14, na AC-90, Estrada Transacreana, o Palheta, que fica no Projeto de Assentamento Moreno Maia, Barro Alto e Dois Irmãos.

No ramal do Palheta, dos 30 km de ramais, 3 km já foram recuperados. Moram na região 400 famílias de produtores rurais que quando chegava a época do inverno amazônico não tinham condições de escoar a produção de hortaliças e frutas até a cidade. Nessas imagens pode-se ver o antes e o depois do trabalho realizado pela Safra nos ramais Barro Alto e Dois irmãos

Secretário da Safra mostra as condições do ramal Água Preta (Foto: Dircom)

Neste primeiro momento o trabalho que vem sendo feito é de raspagem, retirando lama, colocando terra e compactando. “O trabalho ainda é paliativo por causa das condições climáticas, mas no momento é o que a gente pode fazer”, informou o secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano.

O plano de governo do prefeito Tião Bocalom é incentivar os produtores locais para o aquecimento da economia na cidade. “A gente quer fazer a mesma coisa que o prefeito Tião Bocalom fez em Acrelândia, quando prefeito. É dar condições pro produtor rural produzir e tirar o seu produto lá do ramal”, concluiu Eracides.