Idosos começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta semana, em Rio Branco

A vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco será ampliada a partir desta semana atingindo os idosos acamados, com mais de 80 anos, que integram a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Simultâneo a isso, os servidores da rede de saúde do município também estarão sendo vacinados.

A estratégia, planejada pelas Diretorias de Assistência à Saúde e de Vigilância em Saúde da Semsa, sob a coordenação do secretário municipal, Frank Lima, segue o cronograma nacional planejado pelo Ministério da Saúde, que é o coordenador nacional da campanha de vacinação contra o coronavírus.

“Nesta primeira etapa de vacinação dos idosos da comunidade, serão atendimentos especificamente os que estão acamados, e que tem mais de 80 anos. Serão vacinados mais de 105 pacientes que hoje já são atendidos pelos profissionais da rede municipal de saúde”, explica a diretora de Assistência à Saúde, Sheila Andrade.

Simultânea à vacinação dos idosos acamados, a vacinação dos trabalhadores da saúde da Capital, que começou na semana passada, deve continuar pelo menos até a próxima sexta-feira, dia 05, atingindo 69% dos profissionais que atuam em Rio Branco. Já estão sendo vacinados os servidores das URAPs, UPAS e Policlínicas.

Segundo a bióloga Socorro Martins, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, o objetivo é vacinar 10.502 profissionais até o final da campanha. Nesta segunda etapa de vacinação, a meta é atingir 4.336 servidores que atuam em unidades de saúde, incluindo o setor privado, que também está recebendo doses do imunizante.

“Nossa meta é dar a primeira dose em 4.336 trabalhadores, sem falar nos outros 3.600 que já foram vacinados desde o dia 21 de janeiro. No total teremos, até a próxima sexta-feira, dia 5, 7.900 profissionais imunizados. É uma mega operação para cumprir o nosso plano municipal, seguindo a orientação do secretário Frank Lima e do prefeito Tião Bocalom”, explica.

O secretário municipal de saúde, Frank Lima, alerta que a vacinação dos idosos é mais um passo importante para proteger vidas. “A equipe da Assistência está fazendo todo o levantamento dos acamados desde a semana passada, e a depender disso, já devemos ter a vacinação na terça-feira. Também vamos inovar e disponibilizar um número de telefone para a população ligar e passar os dados de quem possivelmente não esteja sendo acompanhado pelo sistema de saúde, mas está acamado e dentro dos critérios de vacinação”, informa o gestor.