Tião Bocalom recebe empresários do café que querem investir em Rio Branco

O prefeito Tião Bocalom recebeu nessa quarta-feira, 27, no gabinete, a visita de um grupo de empresários da região Sudeste do Brasil do ramo de café. A reunião faz parte do trabalho de aproximação que a Prefeitura de Rio Branco vem desenvolvendo visando investimentos para estimular o agronegócio e gerar emprego e renda.

Estiveram na sede da Prefeitura os empresários Arytana Stefenoni, proprietária de plantio de café no município de Colatina, no Espírito Santo (Andradas Sul de Minas), Antônio Marcos, produtor de café em Caratinga (MG) e o advogado Cleuber Marques.

Os visitantes, donos de cafezais, também participaram do encontro articulado pelo prefeito Tião Bocalom com o produtor de café acreano, Celso Caffer. Juntos, prefeito e empresários visitaram a propriedade Santa Letícia, localizada no Km 12 do Ramal Granada, onde Celso cultiva café clonal (fruto do cruzamento de plantas de café Canéfora dos grupos Robusta e Conilon).

O prefeito ouviu dos empresários o aceno de novos investimentos, haja vista que o grupo considerou o município promissor para a cultura do café. “Rio Branco pode ter certeza que iremos investir na cidade, está 100% garantido”, destacou Antônio Marcos.

Já o advogado Cleuber Marques falou da importância da Prefeitura estimular novos investimentos. Arytana Stefenoni também gostou do que viu no município. Segundo ela, sua empresa está entusiasmada para investir em Rio Branco por considerar a cidade, terra do futuro.

Celso mostra o café clonal, fruto do cruzamento de plantas de café Canéfora dos grupos Robusta e Conilon (Foto: Dircom)

O secretário municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico, Eracides Caetano, garantiu que a gestão dará atenção especial aos ramais. “A gestão espelha-se no que vem dando certo em outras regiões e está buscando o que há de melhor para o agronegócio”, disse.

“Essa reunião com o Celso, produtor exemplo no Ramal Granada, foi marcada por nós, onde os futuros investidores estão verificando in loco a qualidade do café produzido aqui. Para mim isso é muito importante, um incentivo bastante forte. Como prefeito de Rio Branco, vamos fazer o possível para criar as condições necessárias para que tenhamos muitos produtores plantando café, arroz, feijão e milho, enfim, queremos ver a riqueza brotando do chão e se espalhando pela cidade. A primeira coisa para o produtor é estrada e Rio Branco terá ramais com acesso do inverno ao verão”, disse Tião Bocalom.