Secretário participa de encontro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Acre

O secretário de saúde de Rio Branco, Frank Lima, participou nesta segunda-feira, dia 25, do primeiro encontro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems/AC), que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEE), na Capital acreana. A reunião contou com representantes dos 22 municípios acreanos.

O encontro tem como objetivo dar as boas vindas aos novos gestores municipais e técnicos que comporão as pastas em todos os municípios do estado. A reunião durou toda a segunda-feira, e teve a apresentação de painéis sobre gestão em saúde, financiamento federal para Atenção Básica, e o panorama da Covid-1, Dengue e quadro da vacinação contra o coronavírus no Acre.

“Queremos o Conselho como parceiro para trocarmos experiências e aprendizados. Temos que tê-lo como parceiro na construção diária de uma saúde melhor para a nossa população. É com esse espírito de colaboração que venha com parte da minha equipe me colocar à disposição. Também é um momento de dar as boas vindas a todos os gestores”, comentou o secretário Frank Lima.

Além do secretário municipal de saúde de Rio Branco, as diretoras de Assistência à Saúde e de Vigilância em Saúde, Sheila Andrade, e a diretora de Gestão da Semsa, Tatiana Mendes, também participam da reunião do colegiado estadual.

O secretário de saúde do Acre, Alysson Bestene, alertou sobre a importância da união de todos os gestores com o conselho para que seja possível alcançar resultados positivos À frente da saúde dos municípios, e reforçou que o momento da pandemia da COvid-19 tem sido um dos grandes desafios na caminhada da gestão da saúde pública.

“Os esforços do governador Gladson Cameli, dos gestores e técnicos, já demostram bons resultados em prol de salvar vidas. Por isso, agradeço a união e a parceria entre os municípios e Estado. Acredito que tenhamos gestores comprometidos, e possamos dar seguimento às diretrizes preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando cada vez mais a assistência de saúde à nossa população”, pontuou Alysson Bestene.

O superintendente do Ministério da Saúde no Acre, Éden Miranda, também reconheceu a importância do evento para o serviço ofertado à população. “Este evento é muito importante para que os gestores municipais entendam como funcionam os recursos federais e seus processos, para que possamos fortalecer o SUS em nosso estado”, destacou.