Prefeito Tião Bocalom acompanha embaixador de Israel em visita à fábrica de café e o recebe na prefeitura

O prefeito Tião Bocalom acompanhou, com o governador em exercício, Major Rocha, na manhã desta segunda-feira, 25, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, que veio ao Acre a convite do deputado federal Alan Rick (PP) para conhecer a fábrica de beneficiamento do Café Contri, do empresário Beto Moretto.

Na comitiva estavam deputados estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais. O embaixador conheceu as instalações, o processo de fabricação e embalagem do café acreano.

Yossi Shelley agradeceu a acolhida e disse que ficou satisfeito em conhecer a usina. “O desenvolvimento do setor privado, o setor empresarial pode gerar mais empregos. A prefeitura e o governo podem dar apoio, ajudar nos impostos, nos lugares, mas quem vai fazer negócio é o setor privado. Acredito que Rio Branco, o Acre de modo geral têm um grande potencial”, disse o diplomata.

Momento de degustação do café acreano (Foto: Dircom)

O empresário Beto Moretto acredita que a produção agrícola ajuda em vários aspectos sociais. “Produzindo e gerando renda é possível acabar com problema da saúde, da educação, de segurança, pois as pessoas quando têm dinheiro na mão comem melhor, têm boa saúde. Produzindo, ganhando mais, a pessoa não entra na marginalidade. Agronegócio, indústria e comércio, tudo junto, é o que nós temos para dar certo no município e no estado”, frisou.

Segundo o deputado Alan Rick o retorno do embaixador ao Acre é o desdobramento da sua última visita ao estado. “O embaixador levou o café do Acre para Israel e conversou com empresários que gostaram do café e, está sim, ocorrendo uma tratativa para que nós possamos, no futuro próximo, iniciar a exportação do café criando o conselho da Amazônia para Israel, para os Emirados Árabes”, Declarou o deputado.

Embaixador conhece os grãos do café do Acre (Foto: Dircom)

Para o prefeito Tião Bocalom não há dúvida de que com o embaixador fazendo a interlocução entre o estado o resto do mundo o nosso Acre só tem a ganhar. “O deputado Alan Rick traz o embaixador pela segunda vez mostrando que nós temos um compromisso com o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental, ao contrário de apenas sustentabilidade ambiental. O ser humano é o principal beneficiado porque é ele quem precisa de dinheiro para comer, precisa dinheiro para saúde, precisa ter qualidade de vida e é nessa linha que vamos trabalhar”, enfatizou o prefeito.

O governador em exercício, Major Rocha, disse que esse é o momento novo que o Acre vive. “Acredito que nós temos muito a ganhar com Israel na troca de experiências. Eles se destacam no mundo pela excelência na produção nas tecnologias e eu acho que nós temos muita coisa para buscar deles. Temos muitas coisas para vender para Israel nesse momento que o Acre vive o fortalecimento do agronegócio, da indústria e dos produtores”, disse.

Prefeito entrega menção honrosa ao embaixador de Israel (Foto: Dircom)

Após a visita, a comitiva seguiu para a prefeitura onde o prefeito Bocalom e a vice-prefeita, Marfisa Galvão, entregaram uma menção honrosa ao embaixador. “É sempre importante a presença de um embaixador de um país como Israel. Para nós é fundamental porque é o país da tecnologia, é o país que ensina o mundo e distribui tecnologia o Acre não pode ficar para trás”, concluiu o prefeito Tião Bocalom.