Prefeitura de Rio Branco realiza Oficina no Centro Cultural Taquari

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) iniciou nesta quinta-feira, 14, no Centro Cultural Taquari, a Oficina de Confecção Pau de Chuva, sob a coordenação dos instrutores Gilson Robes e Alex Felinto e participação especial do Mestre Matraca. O projeto é realizado por meio do Edital de Arte e Patrimônio Cultural da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Durante dois dias cada um dos 15 participantes fará seu próprio instrumento, que lhes pertencerá ao término da oficina. “ O projeto é realizado junto à comunidade do bairro Taquari, como uma forma de as pessoas terem acesso à cultura, por meio da técnica de confecção desse instrumento indígena que é próprio da nossa região. Cada aluno vai confeccionar e levar para casa o seu próprio pau de chuva”, destacou o instrutor, Alex Felinto.

“É muito importante para nossa comunidade ver a nossa juventude participando, pois é através de oficinas que estamos tirando muitas pessoas das ruas e trazendo para fazer cursos, dando oportunidade para irem mais longe e enxergarem novos horizontes”, enfatizou um dos participantes, Pedro Feitosa.

Pau de Chuva

O Pau de Chuva é um instrumento de percussão de origem indígena que reproduz o barulho da água da chuva. Tradicionalmente, sua confecção baseia-se em um trabalho artesanal envolvendo o bambu, mas também pode utilizar outros materiais. Com sua difusão para além das aldeias indígenas, passou a ser utilizado como instrumento de percussão em diversas outras linguagens culturais.

Divulgação

Seguindo o protocolo de segurança da Covid-19, o espaço cumpriu as medidas do distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel.